Porco e Fla ganham fôlego na reta final

08/10/2018

Palmeiras e Flamengo ganham fôlego na reta final

Rodada do fim de semana foi muito favorável para os times de Felipão e Dorival

Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

O Palmeiras tem dois times fortes. Para que o torcedor desatento tenha uma ideia, Lucas Lima seria titular em qualquer dos outros 19 times que disputam o brasileiro. E ele é reserva no Palmeiras. Quando ele sai entra Bruno Henrique. Isso explica porque nesse momento, o porque do time dirigido por Luiz Felipe Scolari liderar o brasileiro com certa folga.

E esse Palmeiras quebra paradigmas. Trocou de técnico no meio da competição. Trouxe um técnico que muitos consideravam acabado depois do vexame dos 7 a 1. É muito injusto julgar Felipão apenas pelos 7 a 1. Ele também é campeão mundial em 2002, com a última seleção a ganhar os 7 jogos da copa.

O Palmeiras tem uma consistência defensiva impressionante. Toma pouquíssimos gols. Não se quer exigir da equipe um futebol vistoso. O esquema de Felipão é eficiente. E o torcedor palmeirense está muito feliz com isso. Nada como ter moral junto à torcida.

 Gilvan de Souza/flamengo.com.br

Nessa reta final de brasileiro, por incrível que possa parecer, o Flamengo pode renascer das cinzas para se tornar o grande adversário do Palmeiras pelo Brasileirão. Numa rodada extremamente favorável, o rubro-negro pulou da quinta para a terceira posição.  Distância para o líder continua em 4 pontos, mas enfrenta o Palmeiras em casa e pode cortar essa diferença para apenas 1.

O time com Dorival Júnior se mostrou menos passivo. Encontrou um dos piores times do Corinthians dos últimos anos. Resultado, com um futebol um grau acima de razoável enfiou 3 a 0 categórico no Corinthians. O que só deixa mais vexatória a derrota na semifinal da Copa do Brasil.

É claro que descartar qualquer um dos cinco times que disputam a ponta do campeonato é precipitado, mas neste momento, Inter e São Paulo parecem ter chegado ao ponto máximo. O Grêmio está a 5 pontos do Palmeiras, mas não se pode desprezar a força da equipe de Renato Gaúcho.

Com uma diferença tão pequena, uma rodada pode mudar absolutamente tudo. Na verdade, o Palmeiras garantiu mais uma rodada na liderança, pois ampliou o saldo de gols em relação ao Inter. Mesmo que a equipe gaúcha vença e os paulistas percam, dificilmente a diferença de gols será descontada.

A próxima rodada terá cara de mata-mata. Palmeiras e Grêmio se enfrentam, Inter e São Paulo também. O Flamengo terá pela frente um Fluminense que está se acertando. Se vencer o clássico, o Flamengo pode se colocar ainda melhor no campeonato, tendo em vista o confronto direto dos outros times que disputam a ponta. Se houver empates nos outros jogos, o Flamengo pode sair na vice-liderança, distante apenas dois pontos do Palmeiras.

Se as coisas derem certo para o Flamengo até lá, a 31ª rodada poderá ganhar ares de final, quando a equipe carioca enfrenta o Palmeiras no Maracanã. Mas antes, tem que passar por um dos maiores rivais e pelo lanterna Paraná.

O Palmeiras é favorito no Brasileirão, mas está muito longe de poder dizer que a mão está na taça. E o campeão do primeiro turno, o São Paulo, perdeu o fôlego. Às vezes isso acontece, o vencedor do primeiro turno não ganhar no fim.

Por Creso Soares