No olho do furacão

10/10/2018

No olho do furacão

Cristiano Ronaldo e as acusações de estupro.

Cristiano Ronaldo está nas manchetes de jornal. Coisa banal para ele que é considerado por muitos o melhor jogador de futebol do planeta. O problema é a forma diferente em que ele está. CR7 é acusado de estupro.

O caso teria ocorrido dez anos atrás e feito um acordo com a suposta vítima por seu silêncio. Encorajada pelo movimento “Me too” onde celebridades americanas contaram de casos de assédio no cinema a moça teria decidido contar tudo o que ocorreu e o caso ganha repercussão mundial como em tudo que envolve CR7. Como vocês podem ver tomo todo o cuidado do mundo para falar no caso falando que ele foi acusado e tratando a vítima como “suposta”. Até que se prove o contrário todo mundo é inocente assim como não podemos desqualificar a vítima. Há uma tendência machista em minimizar fatos assim pelo fato do jogador ser rico, mundialmente conhecido e bonito. Mas essas características não impedem ninguém de estuprar nem obrigam a mulher a deitar com um cara. Toda mulher é dona de seu corpo e o homem tem que respeitar seu “não”, seja um zé das couves seja Cristiano Ronaldo.

O caso está esquisito para o português. As investigações apontam que algo pode ter ocorrido sim, inclusive o acordo de silêncio e se especula um segundo caso envolvendo o jogador. Temos casos famosos de atletas que tiveram suas carreiras queimadas com acusações de estupro como Mike Tyson que foi condenado e preso. O jogador Robinho teve que atuar fora do Brasil vide a pressão das torcedores femininas com a condenação de estupro que ele sofreu na Itália.

É uma acusação seríssima, ainda mais no mundo de hoje que cada vez mais sente asco de crimes como esse, mas como eu disse até que se prove o contrário CR7 é inocente e ele tem que ter todo o direito de defesa. Acontece que Cristiano é um atleta que trabalha muito diretamente com a imagem, ganha muito dinheiro com isso e a simples acusação com certeza já abala essa imagem e pode lhe fazer perder uma fortuna. A especulação é que ele possa perder até um bilhão e meio em publicidade.

Cristiano Ronaldo entra no jogo mais complicado de sua carreira, aquele que pode arruinar a sua imagem e por consequência sua carreira. Cabe a nós ver o desenrolar desse jogo com imparcialidade e torcendo pela justiça, seja ela qual for.

Não basta ser craque em campo, tem que ser na vida.

Twitter – @aloisiovllar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – Aloisio Villar