LiGay fecha ano do esporte LGBT+

08/11/2018

LiGay fecha ano do esporte LGBT+

Terceira edição reúne 16 equipes e projeta um 2019 ainda mais competitivo

Bharbixas e campeões Bulls confraternizam após a final / Crédito: arquivo LiGay

Por Flávio Amaral

O ano da inclusão e da representatividade no esporte está encerrado, pelo menos dentro de campo. São Paulo recebeu no último fim de semana a terceira edição da Champions LiGay, última competição LGBT+ de futebol de 2018.

O título ficou novamente com o Bulls (SP)- campeão também da segunda edição, em Porto Alegre –, mas a presença de 16 equipes mostra o crescimento da empreitada: depois da estreia com 8 times e os 12 da edição gaúcha, o torneio registrou o maior número de equipes participantes em um evento LGBT+ de futebol.

Disputa acirrada

O equilíbrio marcou os quatro grupos, o primeiro contando com dois campeões – Bulls e Bharbixas (MG) –, que vieram a se encontrar novamente na grande decisão. Além deles, avançaram para as quartas de final os anfitriões Unicorns (SP), BeesCats (RJ), Sereyos (SC), Diversus (SP), Manotauros (MG) e Karyocas (RJ).

Bharbixas e campeões Bulls após a final / Crédito: arquivo LiGay

Os clássicos deram ainda mais emoção às quartas, com o Bulls eliminando o Unicorns no derby paulista e o Bharbixas vencendo o Manotauros no confronto mineiro. Diversus e Sereyos mandaram os times do Rio de Janeiro de volta para casa e completaram as semifinais ao bater BeesCats e Karyocas, respectivamente.

Os catarinenses dos Sereyos deixaram novamente a LiGay nas semifinais, dessa vez para o Bulls, que esperaram o Bharbixas passar na disputa de pênaltis pelo Diversus, surpresa do torneio, para conhecer seu adversário na decisão.

Em uma final com contornos dramáticos, os mineiros saíram na frente abrindo dois gols de vantagem. Em shoot-out, os paulistas diminuíram, então empataram e, na sequência, viraram o jogo, conquistando pela segunda vez o título do Brasileirão LGBT+.

Apoio estrangeiro à causa

O apoio à presença LGBT+ nos gramados também vem do Velho Continente. O governo do Reino Unido também apoiou a LiGay com sua campanha “Love is Great”, através da qual levou ao evento uma bandeira gigante do país com as cores da bandeira LGBT+, que foi tremulada por jogadores de todas as equipes durante a abertura. O evento também recebeu apoio da Las Vegas Convention and Visitors Authority, órgão oficial de marketing de destino da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Bandeira gigante do Reino Unido estilizada com as cores da bandeira LGBT+ foi desfraldada pelos atletas durante cerimônia de abertura / Crédito: arquivo LiGay

Governo do Reino Unido marcou presença na LiGay com a campanha Love is Great / Crédito: arquivo LiGay

Competições de Fut7 já realizadas

Data Competição Cidade-sede Campeão Vice
Julho/2017 I Taça Hornet da Diversidade São Paulo (SP) BeesCats (RJ) Futeboys (SP)
Novembro/2017 I Champions LiGay Rio de Janeiro (RJ) Bharbixas (MG) BeesCats (RJ)
Janeiro/2018 I Copa Sul Gay Florianópolis (SC) Taboa (PR) Sereyos (SC)
Abril/2018 II Champions LiGay Porto Alegre (RS) Bulls (SP) BeesCats (RJ)
Junho/2018 II Taça Hornet da Diversidade São Paulo (SP) Bulls (SP) BeesCats (RJ)
Julho/2018 II Copa Sul Gay Curitiba (PR) Sereyos (SC) Taboa (PR)
Agosto/2018 X Gay Games Paris (França) Sud-Au-Cul (FRA) BeesCats (RJ)
Setembro/2018 Copa Sudeste LGBTQ Vitória (ES) BeesCats (RJ) Bharbixas (MG)
Novembro/2018 III Champions LiGay São Paulo (SP) Bulls (SP) Bharbixas (MG)