Futsal Olímpico?

06/12/2018

Futsal olímpico?

Um sonho possível

O Futsal na Olimpíada é um sonho de muitos, afinal o esporte, além de casar muito bem com os jogos, seria mais uma boa chance de medalha para o Brasil. Em 2018, o esporte fez parte dos jogos olímpicos da juventude e rendeu medalha de ouro para o Brasil. A competição foi um sucesso e animou muito os fãs do esporte. Entretanto, ainda é muito cedo para se cogitar a modalidade na Olimpíada.

Existem duas questões sérias a serem analisadas para viabilizar a inclusão do Futsal nos jogos.  Uma é a própria Fifa. Ela gere o futsal no mundo e tirou a competição masculina de suas próprias datas. Com isto acabou com a obrigação dos clubes em liberar os jogadores. A outra questão é o Futsal feminino. A modalidade ainda engatinha entre as mulheres. Logo, ainda que a Fifa invista no futsal, o COI deve barrar por conta da falta da competição feminina. Vale ressaltar que nem uma competição mundial de seleções o futsal feminino tem. Além de toda esta dificuldade ainda falta a unificação mundial das regras. Para se ter uma ideia da falta de regulação, a modalidade tem regras diferentes em cada país em que exista a prática do esporte.

O Futsal poderia substituir o Futebol. Além de ser jogado em todos os continentes, o Futsal tem diversos praticantes pelo mundo. Buenos Aires, durante os jogos da juventude, mostrou a força do esporte com todas as quadras lotadas. No entanto, o Futsal apenas poderá entrar nos jogos olímpicos se a Fifa olhar com carinho para a principal competição do COI. Falta ao COI e a Fifa este entendimento. Enquanto isto, infelizmente, o Futsal permanece em busca de um lugar ao sol. Mesmo com a quadra coberta.

Por Surto Olímpico