Copa do Mundo na Rússia

08/03/2018

A história do futebol na União Soviética

Faltando apenas 100 dias para a Copa do Mundo da Rússia 2018, a dica de hoje não poderia ser algo que não o futebol na terra de Lev Yashin. No mês passado, em Recife, foi lançado o livro “A história do futebol na União Soviética” de Emanuel Leite Júnior, que, aproveitando material de seu TCC do curso de Jornalismo, aborda o futebol na antiga União Soviética pelo aspecto cultural, político e social,  a Copa de 2018 e o chamado “soft power”,  o desempenho da Seleção soviética em competições internacionais (como nas duas medalhas de ouro conquistadas em 1956 e 1988), além, é claro, dos grandes times (Spartak Moscou: o “time do povo”, Dínamo Moscou: o time da polícia secreta, CSKA Moscou: o time do exército vermelho, na Rússia, além do Dínamo Kiev: o orgulho da Ucrânia, por exemplo) e jogadores da história da U.R.S.S, como o “Aranha Negra“. No próximo dia 19/03 a obra terá o seu segundo lançamento, desta vez em Portugal, na Livraria da Universidade de Aveiro:

Quando estava no último ano do curso de jornalismo, pensei em estudar com maior profundidade a história da União Soviética. Como havia acabado de fazer parte de um projeto interessante no Diario de Pernambuco, que foram os cadernos especiais da Copa do Mundo, contando a história das edições dos Mundiais em uma perspectiva que dialogasse com os contextos políticos e sociais, pensei em fazer o mesmo no TCC: um caderno especial contando a história soviética através do futebol e da relação deste esporte com aquela experiência revolucionária, inovadora, única e que marcou definitivamente os rumos da humanidade. Por essa razão, este é um livro-reportagem, com narrativa de texto jornalístico. E o motivo para escrevê-lo “agora” foi a coincidência das datas. Em outubro/novembro de 2017, completaram-se 100 anos da Revolução Russa (que daria origem à União Soviética), enquanto que em 2018 a Rússia vai ser sede da Copa do Mundo. Não haveria momento mais propício para ampliar aquele trabalho embrionário e publicar um livro que contasse a experiência soviética e do seu futebol, que é, essencialmente, parte da história do futebol no país sede da Copa. Como se tratou de um trabalho de fontes bibliográficas, a maior dificuldade que tive foi encontrar livros e artigos com fundamentos históricos sobre o futebol e os esportes no período soviético. Ultrapassado este obstáculo, identificados e identificadas autores e autoras, foi só uma questão de tempo para ler as obras e mergulhar nesta história” – declarou o autor.

Contendo 142 páginas e publicado pelo Selo Drible de Letra, “A história do futebol na União Soviética” pode ser encontrado no site da Editora Multifoco.

Por Igor Serrano