Vai começar o carioca

Vai começar o carioca

No final do estadual que ele começa de verdade

O regulamento é confuso, a imprensa fala mal, o público na maior parte do tempo desdenha, mas a verdade é que o campeonato carioca ainda tem seu charme, sua chama e a última semana mostrou isso. Começou na quarta-feira no quentíssimo Fla x Flu onde não faltaram lances ríspidos e emoção, continuou nesse domingo com a decisão de uma Taça Rio que na racionalidade valia nada para nenhum dos dois que disputava, mas no fim valeu muito para os dois.

Valeu para o Flamengo que viu sua torcida ir para as ruas com a camisa do clube comemorar uma vitória que era pior que a derrota para efeito de campeonato, mas deu orgulho por ser conquistada nos pênaltis com empate aos 48 do segundo e jogando com time reserva com alguns elementos de time C.

Valeu para o Vasco. Valeu por ver a confirmação de sua nova esperança Thiago Reis e negativamente perdendo mais uma decisão para o Flamengo mesmo sendo apenas de turno, o elenco terá que trabalhar emocionalmente um trauma que não tem nada a ver com ele.

Valeu demais para o Fluminense, na verdade foi para quem valeu mais. Até os 48 do segundo tempo estava eliminado do estadual e agora tem novamente a chance de ser campeão. Não valeu nada para o Bangu, mas o campeonato em si tem valido muito para ele, um campeonato de redenção para o clube que já foi vice campeão brasileiro.

Isso tudo vale muito sim. Se não vale tem que tentar convencer todos os rubro negros que saíram orgulhosos com suas camisas ontem, os vascaínos que foram dormir de cabeça inchada, os tricolores que se viram torcendo para o maior rival e o banguense que há tempos não via seu time brigando por algo. Mas o campeonato carioca em si vale? Vale pelo maior motivo de sua existência, ter sido o principal causador de todo amor que as torcidas tem por seus clubes porque só o amor por essas camisas explica todas as reações citadas em um campeonato confuso e esvaziado. Explica pro botafoguense que ficou de fora que vale nada? Pro Abel Braga que parou em hospital?

Pelo lado emocional sempre valeu, para efeito de campeonato agora vale muito. Perdeu está fora, em uma partida tudo pode acabar então tudo pode acontecer.

Na teoria o Flamengo é franco favorito, o clube mais poderoso, mais forte economicamente, que até os reservas levantaram taça, mas teoria no futebol não quer dizer nada e que bom que é assim, não há nada que fascine mais no futebol que a imprevisibilidade. É isso que lhe mantém isso.

E o charme do carioca.

Que venha o começo e o fim

  1. Não dá pra deixar passar a nota oficial do Flamengo dizendo que não se mete em questões políticas ao falar de uma homenagem feita a Stuart Angel. É lamentável ver que enquanto cresce em estrutura e poder o Flamengo diminui como instituição. Um grande clube que nos últimos meses se comporta como uma instituição minúscula. Ser contra uma ditadura, torturas, mortes seja de que lado ideológico for não é se posicionar politicamente, é se posicionar com grandeza.

Twitter – @aloisiovillar

Facebook – Aloisio Villar

Instagram – @aloisiovillar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>