Resenha esportiva

Dramas, comédias e tragédias de sete copas do mundo

Se o futebol do Flamengo surgiu graças a uma debandada de atletas do Fluminense, que deixaram as Laranjeiras e fundaram o departamento de futebol do clube da Gávea, Nelson Motta fez o caminho contrário. Em 2012, após o tetracampeonato brasileiro conquistado pelo tricolor, ele, torcedor apaixonado do Fluminense, admitiu que quando pequeno era na verdade rubro-negro por influência de um tio que sempre o levava aos jogos no Maracanã. Tudo mudou quando o jovem Nelson passou a nadar no Fluminense, sendo conquistado pelas três cores do uniforme, que o permitiu ver (e não esquecer) mais tarde a famosa Máquina Tricolor. [1]

Além de referência cultural, musical e cinematográfica, Nelson Motta é colunista de longa data do jornal O Globo, pelo que o fez cobrir sete Copas do Mundo. Apaixonado por futebol, para muito além de seu querido Fluminense, Nelson lançou em 2013, aproveitando o boom da Copa do Mundo de 2014, “Resenha esportiva: dramas, comédias e tragédias de sete copas do mundo” (Editora Benvirá), onde conta os bastidores de tudo que vivenciou cobrindo o maior torneio de futebol do planeta, dentro e fora das quatro linhas:

Apaixonado por futebol e animado pela onda que cresce no Brasil às vésperas da Copa, Nelson Motta as crônicas que escreveu durante a cobertura de sete Copas do Mundo, duas Olimpíadas e um Pan-americano nesta animada “Resenha Esportiva”, com o melhor e o pior, os grandes dramas e comédias que testemunhou dentro e fora de campo.

Além de relembrar vitórias e derrotas, passes e gols que ficaram marcados na história do futebol, Nelson mergulha nas curiosidades de cada país que sediou um Mundial e acompanha as aventuras dos torcedores brasileiros em terras estrangeiras.

Com ele, fazemos check-in, vamos às ruas, às partidas, aos bares e às festas. Entre Copas e copos, taças e taças, “Resenha Esportiva” é uma empolgante prévia e um delicioso aperitivo da euforia que está prestes a dominar os corações apaixonados pela bola rolando” – diz o texto de apresentação da obra.

Emudecemos no primeiro gol dos russos e estivemos à beira de um ataque de nervos até Éder empatar com uma tijolada mortífera. Com o golaço de Sócrates no final do jogo, a vitória emocionante enlouquece de alegria a todos. Redimidos todos os porres e rebordosas, todas as culpas e pecados, o samba explode nas classes da velha Sevilha” (trecho sobre a Copa de 1982 e o jogo Brasil x URSS, na Espanha).

Num domingo luminoso de verão, em jogo feio e amarrado diante de um público indiferente, a Alemanha ganha da Argentina com um gol de pênalti, porém não há festa nem alegria nas ruas, e nem mais nada a ser lembrado desta Copa que tinha tudo para ser a melhor, mas foi a pior dos últimos vinte anos” (trecho sobre a Copa de 1990 na Itália)

Contendo 215 páginas, “Resenha Esportiva” pode ser encontrado em livrarias e sites por um preço médio de R$ 25,00.

Igor Serrano

[1] Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/2238954/. Acesso em abril/2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>