Noites Europeias

Noites Europeias

120 anos de história

A dica de hoje da coluna é a versão brasileira da obra “Noites europeias (1897-2017): 120 anos de história das competições de clubes da Europa” de autoria de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho. Já lançado em Portugal (2013) e Espanha (2015), o livro aterrissa em solo tupiniquim como o primeiro do selo criado pela Revista Corner:

A versão brasileira de Noites Européias enfoca nos aspectos culturais e econômicos desde sua expansão pelo continente europeu, quando os jogos só podiam acontecer diante da luz do dia. Para entender porquê os jogos passaram a ser jogados à noite, é preciso olhar para um contexto totalmente extra-campo, assim como para compreender o domínio econômico e esportivo do futebol espanhol durante a profunda crise financeira que assolava o país. O embrião de todas as competições européias, a evolução tática do jogo, a mudança das capitais do futebol europeu; tudo isso está presente no trabalho de Miguel Lourenço Pereira e João Nuno Coelho, que começam essa história em Viena, na capital cultural do Império Austro-Húngaro, em 1897, e termina em Cardiff, 120 anos depois.

Tardes que viraram noites após o advento dos refletores. Noites no Anfield Road, Camp Nou, Old Trafford, Santiago Bernabéu e outros templos, que são assistidas e vividas nas tardes brasileiras a cada ano. Este livro não visa entender o futebol europeu a partir das competições de clubes, mas sim compreender a Europa a partir do esporte mais popular do planeta e como este continente passou a dominar o futebol mundial no âmbito de clubes. Leitura obrigatória pra quem ama futebol, política, tática, histórias e História”.

 

Contendo 516 páginas e prefácio de Mauro Beting, “Noites européias” está em pré-venda no site da revista Corner com desconto de 5% e frete grátis. Vale a pena conferir!

Igor Serrano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>